|
|
Registros recuperados : 1 | |
1. | | LEÃO, K. S.; VEIGA, J. C.; QUEIROZ, A. C. M.; GOMES, J. T.; CORDEIRO, H. K. C.; SILVA, K. L.; TEIXEIRA, J. C. S.; MENEZES, C. A meliponicultura como prática educacional: abelhas sem ferrão ensinam crianças e adultos sobre conservação e uso sustentável dos recursos naturais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA, 20.; CONGRESSO BRASILEIRO DE MELIPONICULTURA, 6., 2014, Belém, PA. Sustentabilidade, tecnologia e mercados. Belém, PA: CBA, [2014]. p. 219. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| |
Registros recuperados : 1 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
31/08/2005 |
Data da última atualização: |
02/08/2022 |
Autoria: |
VENTURIERI, A. |
Afiliação: |
ADRIANO VENTURIERI, CPATU. |
Título: |
A dinâmica da ocupação pioneira na rodovia Transamazônica: uma abordagem de modelos de paisagem. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
2003. |
Páginas: |
167 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. Orientadora: Magda Adelaide Lombardo. |
Conteúdo: |
Da época do seu descobrimento até a década de 60, a região amazônica permaneceu praticamente intacta preservando suas riquezas sem atrair muita atenção para seus problemas e necessidades. A partir da criação da "operação Amazônia" pelo governo militar em 1966, foi traçado um, modelo de ocupação que favorecia a implantação de redes de circulação rodoviária, facilitando a conectividade, permitindo a comunicação com o restante do país. Nesse contexto surgiu a rodovia Transamazônica, com objetivo de promover a integração da Amazônia com a região Nordeste através do assentamento do excedente populacional, caracterizada pelo slogan: "Homens sem terra para uma terra sem homens" No início da década de 70, a ocupação da região era baseada no desenvolvimento da agricultura de subsistência, típica de regiões pioneiras. A crise econômica ocorrida entre 1973 e 1974 provocou uma mudança dos atores e dos sistemas produtivos vigentes, passando desta forma a região a converter sua paisagem florestal em regiões de cultivos perenes e semiperenes como o cacau (Theobroma cacau L.) e a pimenta-do-reino (Piper nigrum). Uma combinação de fatores, tais como a queda dos preços internacionais dos produtos e o aumento dos problemas fitossanitários, levaram este sistema de produção a decadência fazendo com que produtores buscassem novos alternativas de produção para a região. Neste período foi implementado o Fundo Constitucional do Norte (FNO) do Banco da Amazônia (BASA), que facilitou o acesso ao crédito para diversos agricultores iniciarem a exploração do sistema de pecuária leiteira. A partir de 1990 a região passou a apresentar um acelerado processo de pecuarização, que representa a conversão de diversos sistemas de produção existente em novas áreas de pecuária. Visando analisar a dinâmica da alteração da paisagem em áreas de agricultora familiar em três períodos distintos da ocupação da rodovia Transamazônica (1986, 1991 e 1999), foi desenvolvida uma metodologia de trabalho que combina a utilização de modelos de paisagem, imagens de satélite e sistema de informação geográfica (SIG). A classificação digital das imagens de satélite permitiu a discriminação das classes de florestas, capoeiras, pastagem e agricultura. A imagem temática foi utilizada em conjunto com a tipologia das trajetórias da evolução da agricultura familiar do município de Uruará (Ferreira, 2001) e possibilitou a identificação de seis formas de paisagem: Agricultura Familiar Pioneira, Agricultura Familiar Estabelecida, Agricultura Familiar Industrial, Agropecuária Familiar, Pecuária .Familiar e Fazendas. A partir dos mapas das unidades de paisagem de cada período analisado foi realizado um cruzamento espacial, permitindo a identificação de diversas regiões contrastantes em termos de desenvolvimento socioeconômico. O resultado alcançado permitiu comprovar a hipótese que é possível avaliar os processos de construção do espaço na frente pioneira de Uruará através da análise dos modelos de paisagem. Os resultados obtidos podem ser utilizados por planejadores e tomadores de decisão como parâmetros a serem utilizados na elaboração de políticas de desenvolvimento de acordo com a realidade local. MenosDa época do seu descobrimento até a década de 60, a região amazônica permaneceu praticamente intacta preservando suas riquezas sem atrair muita atenção para seus problemas e necessidades. A partir da criação da "operação Amazônia" pelo governo militar em 1966, foi traçado um, modelo de ocupação que favorecia a implantação de redes de circulação rodoviária, facilitando a conectividade, permitindo a comunicação com o restante do país. Nesse contexto surgiu a rodovia Transamazônica, com objetivo de promover a integração da Amazônia com a região Nordeste através do assentamento do excedente populacional, caracterizada pelo slogan: "Homens sem terra para uma terra sem homens" No início da década de 70, a ocupação da região era baseada no desenvolvimento da agricultura de subsistência, típica de regiões pioneiras. A crise econômica ocorrida entre 1973 e 1974 provocou uma mudança dos atores e dos sistemas produtivos vigentes, passando desta forma a região a converter sua paisagem florestal em regiões de cultivos perenes e semiperenes como o cacau (Theobroma cacau L.) e a pimenta-do-reino (Piper nigrum). Uma combinação de fatores, tais como a queda dos preços internacionais dos produtos e o aumento dos problemas fitossanitários, levaram este sistema de produção a decadência fazendo com que produtores buscassem novos alternativas de produção para a região. Neste período foi implementado o Fundo Constitucional do Norte (FNO) do Banco da Amazônia (BASA), que facilitou o acesso ao crédi... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Dinâmica da paisagem; Rodovia Transamazônica. |
Thesagro: |
Fotogrametria; Sensoriamento Remoto; Sistema de Informação Geográfica; Uso da Terra. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/104215/1/venturieri-a-dr-rcla.pdf
|
Marc: |
LEADER 04091nam a2200229 a 4500 001 1407345 005 2022-08-02 008 2003 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aVENTURIERI, A. 245 $aA dinâmica da ocupação pioneira na rodovia Transamazônica$buma abordagem de modelos de paisagem. 260 $a2003.$c2003 300 $a167 f. 500 $aTese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. Orientadora: Magda Adelaide Lombardo. 520 $aDa época do seu descobrimento até a década de 60, a região amazônica permaneceu praticamente intacta preservando suas riquezas sem atrair muita atenção para seus problemas e necessidades. A partir da criação da "operação Amazônia" pelo governo militar em 1966, foi traçado um, modelo de ocupação que favorecia a implantação de redes de circulação rodoviária, facilitando a conectividade, permitindo a comunicação com o restante do país. Nesse contexto surgiu a rodovia Transamazônica, com objetivo de promover a integração da Amazônia com a região Nordeste através do assentamento do excedente populacional, caracterizada pelo slogan: "Homens sem terra para uma terra sem homens" No início da década de 70, a ocupação da região era baseada no desenvolvimento da agricultura de subsistência, típica de regiões pioneiras. A crise econômica ocorrida entre 1973 e 1974 provocou uma mudança dos atores e dos sistemas produtivos vigentes, passando desta forma a região a converter sua paisagem florestal em regiões de cultivos perenes e semiperenes como o cacau (Theobroma cacau L.) e a pimenta-do-reino (Piper nigrum). Uma combinação de fatores, tais como a queda dos preços internacionais dos produtos e o aumento dos problemas fitossanitários, levaram este sistema de produção a decadência fazendo com que produtores buscassem novos alternativas de produção para a região. Neste período foi implementado o Fundo Constitucional do Norte (FNO) do Banco da Amazônia (BASA), que facilitou o acesso ao crédito para diversos agricultores iniciarem a exploração do sistema de pecuária leiteira. A partir de 1990 a região passou a apresentar um acelerado processo de pecuarização, que representa a conversão de diversos sistemas de produção existente em novas áreas de pecuária. Visando analisar a dinâmica da alteração da paisagem em áreas de agricultora familiar em três períodos distintos da ocupação da rodovia Transamazônica (1986, 1991 e 1999), foi desenvolvida uma metodologia de trabalho que combina a utilização de modelos de paisagem, imagens de satélite e sistema de informação geográfica (SIG). A classificação digital das imagens de satélite permitiu a discriminação das classes de florestas, capoeiras, pastagem e agricultura. A imagem temática foi utilizada em conjunto com a tipologia das trajetórias da evolução da agricultura familiar do município de Uruará (Ferreira, 2001) e possibilitou a identificação de seis formas de paisagem: Agricultura Familiar Pioneira, Agricultura Familiar Estabelecida, Agricultura Familiar Industrial, Agropecuária Familiar, Pecuária .Familiar e Fazendas. A partir dos mapas das unidades de paisagem de cada período analisado foi realizado um cruzamento espacial, permitindo a identificação de diversas regiões contrastantes em termos de desenvolvimento socioeconômico. O resultado alcançado permitiu comprovar a hipótese que é possível avaliar os processos de construção do espaço na frente pioneira de Uruará através da análise dos modelos de paisagem. Os resultados obtidos podem ser utilizados por planejadores e tomadores de decisão como parâmetros a serem utilizados na elaboração de políticas de desenvolvimento de acordo com a realidade local. 650 $aAmazonia 650 $aFotogrametria 650 $aSensoriamento Remoto 650 $aSistema de Informação Geográfica 650 $aUso da Terra 653 $aBrasil 653 $aDinâmica da paisagem 653 $aRodovia Transamazônica
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|